sábado, 18 de dezembro de 2010

Mapas de Conceitos

Mapas conceituais é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimento significativo.

Foi desenvolvida pelo Professor Joseph D. Novak na Universidade de Cornell na década de 60. O seu trabalho foi fundamentado a partir da teoria de David Ausubel que destacou a importância da aprendizagem significativa decorrente da assimilação de novos conceitos e proposição através de estruturas cognitivas já existentes.

Os mapas de conceitos enquadram-se na perspectivas construtivistas.
No artigo: Tecnologias na escola: algumas experiências e possibilidades de
(Ítalo Modesto Dutra e Rosália Procasko Lacerda) em http://penta2.ufrgs.br/edu/ciclopalestras/artigos/italo_tecnologias.pdf pode-se ler o seguinte: "Temos utilizado a construção dos mapas conceituais tanto por alunos quanto por professores como forma de possibilitar a tomada de consciência dos aprendizes, e nesse caso nos consideramos – professores – também aprendizes, das diversas relações existentes nos conceitos trabalhados em um currículo. Isso nos leva, nas discussões, a produzir deslocamentos das propostas metodológicas para que atendam à necessidade de construção evidenciada nas relações expressas pelos mapas conceituais." (Colégio de Aplicação-UFRGS).


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